O DENTISTA VINTAGE
- danieltressoldi
- 25 de mar. de 2015
- 3 min de leitura

A palavra Vintage significa um estilo de vida retrógrada, sinônimo de retrô, mais especificamente é uma derivação da palavra vendenge, do francês antigo, que por sua vez deriva da palavra latina vindēmia. Até então era muito relacionado ao vinho, referindo-se à bebida produzida com uvas colhidas em um período específico.
Nos tempos atuais, a palavra vintage é comumente utilizada no mundo da moda e decoração, referente as tendências das décadas de 20, 30 e 40.
Dessa forma, gosto de atribuir essa expressão aos Dentistas que não se renovam, aqueles que continuam com conceitos antigos e são resistentes às mudanças do cenário Odontológico atual.
São profissionais indiferentes às necessidades atuais e se mantém fiéis a conceitos e tendências utilizadas há anos ou décadas atrás. Não percebem a necessidade ou não sabem como se atualizar empresarialmente.
É fácil perceber que a forma de se administrar um consultório está em constante mudança. Antigamente, o Dentista se preocupava apenas consigo, tinha em mente apenas ser um bom especialista, fazia cursos na área em que atuava e geralmente pendurava os seus certificados em local bem visível aos olhos do paciente, ostentando, assim, todo o seu potencial técnico, ou seja, preocupavam-se apenas em adquirir conhecimentos que os deixassem melhores como Dentista, pois, assim, poderiam se destacar dos demais colegas de profissão e, dessa forma, serem bem sucedidos, mas deixava-se de lado toda e qualquer ideia empresarial.
Apenas uma coisa não mudou na administração de um consultório dos tempos antigos aos atuais: a necessidade de gerar lucro.
Os consultórios e clínicas Odontológicas têm sofrido fortes impactos no seu ambiente interno e externo com as mudanças sociais e econômicas, e muitas dessas empresas têm sucumbido diante de tantos desafios.
Entre eles estão o crescimento constante da assistência suplementar, o grande número de Dentistas atuando no mercado, as mudanças e a facilidade no acesso às informações por parte dos pacientes, novos equipamentos e técnicas, a busca do tratamento cosmético, enfim, são vários os fatores que obrigam o Dentista a se modernizar como profissional e principalmente como empresário.
Hoje em dia o Dentista não pode apenas pensar em si mesmo, tem que, antes de tudo, pensar no paciente, ou melhor, no cliente que está cada vez mais exigente e informado.
A globalização obriga qualquer organização a se manter em constante mudança, e o consultório odontológico não foge a regra. Os avanços nos meios de comunicação aproximam cada vez mais as pessoas, e isso ajuda na mudança do comportamento consumidor. No capítulo sobre o Mercado Odontológico, mostramos algumas transformações desse perfil ao longo dos últimos anos.
A internet propaga ideias e conceitos de forma viral numa velocidade assustadora, sendo útil em determinados momentos, mas perigosa em outros.
O Dentista que não se adequar às exigências do mercado está fadado ao insucesso. Aquele que hoje não administra e gerencia o seu consultório com foco no cliente, certamente não permanecerá por muito tempo dentro desse mercado tão competitivo.
Ser um Dentista Vintage não é uma das melhores alternativas nos tempos atuais. Se você se enquadra nesse perfil, sugiro que deixe o conceito vintage para os profissionais de moda e decoração e comece uma reestruturação na sua vida profissional.
Ter internet no consultório, um site na web, um perfil em redes sociais que mostre de forma profissional os serviços prestados por você deixou de ser uma coisa desnecessária e se tornou uma ferramenta importante para os negócios de um consultório.
Lançar mão de um gerenciamento automatizado e planilhas organizadas, possibilita uma boa gestão financeira, e isso é essencial para o sucesso de um Consultório ou Clínica Odontológica nos tempos atuais.
Em meio à adversidade do mercado Odontológico nos dias de hoje, controlar as finanças de forma eficaz é essencial para manter a lucratividade sem diminuir a qualidade do serviço prestado, mas isso não será possível se o Dentista não utilizar meios modernos que o possibilite ter uma gestão plena dos seus negócios.
Vejo Dentistas reclamando do quão difícil é se manter hoje na Odontologia comparado a 15 ou 20 anos atrás, mas esses mesmos Dentistas se vangloriam ao dizerem que não sabem ao menos ligar um computador. Sendo assim, nada me espanta que estejam passando por tantas dificuldades nos tempos atuais.
Para os Dentistas Vintage, não existem novas oportunidades, pois não estão preparados para enxergá-las. Para esse tipo de profissional só existem dificuldades, e assim o futuro se torna incerto.
Comentários