COMO CONTROLAR A INADIMPLÊNCIA NO FINAL DE 2014 E INÍCIO DE 2015?
- danieltressoldi
- 9 de dez. de 2014
- 3 min de leitura
Esse período é bem atípico em relação ao resto do ano. Geralmente a grande quantidade de paciente querendo passar o Natal e a virada do ano com um belo sorriso, fazem uma “bagunça” nas agendas dos consultórios devido a tantos encaixes.
Aproveitando o aumento da procura, os Dentistas não medem esforços para atender a todos os pacientes, visando o aumento da lucratividade do Consultório. Mas e na hora de receber o pagamento, o que acontece?
Desconheço um Dentista que não reclame da inadimplência, seja agora ou em Janeiro do novo ano, quando o paciente começa a pagar as faturas do cartão referente aos presentes de Natal, IPTU, matrícula da escola, material escolar, seguro do carro, entre tantos outros compromissos.
Nessa hora a inadimplência nos consultórios odontológicos aumenta muito e para piorar ainda mais, o Dentista além de ter praticamente os mesmos gastos dos pacientes com escola, IPTU e etc., ainda tem o 13º salário da secretária e em alguns casos as férias dos funcionários e as suas próprias férias. E agora, o que fazer?
No capítulo 6 do Livro O DÉCIMO DENTISTA, abordamos bastante esse assunto!
Apesar da maioria dos Dentistas acreditarem que a solução para a inadimplência é, o envio de um belo cartão de natal com lindas mensagens e no final uma educada frase lembrando-o da dívida, lamento informar que, isso não resolve muita coisa.
Pense bem, a restauração de resina já foi feita, a prótese já está instalada, a manutenção do aparelho pode esperar até fevereiro, quiçá até março... abril... maio. Dessa forma, por qual motivo o paciente deixaria de comprar um belo presente Natalino para a mãe ou de fazer a matrícula dos filhos, para saudar a dívida com você Dentista?
Como explicado no livro O DÉCIMO DENTISTA, a melhor maneira de evitar a inadimplência é não deixar o paciente ficar inadimplente. Parece óbvio, né?
Mas se fosse tão óbvio assim, nenhum Dentista teria problema com os atrasos de pagamento.
Vamos lá..., para evitar a inadimplência existem hoje meios digitais e online que facilitam todo o processo de pagamento e cobrança de um Consultório Odontológico. Através desses meio eletrônicos, o Dentista pode, por exemplo, aceitar todas as bandeiras de cartões de crédito e parcelar os tratamentos da melhor maneira possível. Muitas dessas empresas que prestam esses serviços fornecem até a “maquininha” de cartão.
As vantagens não param por aí, com esse serviço eletrônico você pode configurar pagamentos recorrentes (no caso de ortodontia), poderá também acessar a sua conta e como em um serviço de home banking, você verifica facilmente os pagamentos efetuados, sendo possível solicitar o depósito desses pagamentos em sua conta bancária, também poderá solicitar o envio de emails e SMS aos pacientes, lembrando-os do pagamento que virá ou que passou.
É válido falar que essas empresas oferecem aos seus pacientes inúmeras formas de pagamento, como, boleto bancário, cartões, paypal e até pagamento pelo smartphone.
Com tantas facilidades para realizar o pagamento e com um serviço automatizado lembrando o paciente do dia do pagamento, a inadimplência reduz a níveis importantes para o seu negócio.
Pesquise na internet sobre essa ferramenta, verifique as taxas cobradas pelas empresas prestadoras de serviço e faça uma assinatura para testar. Tenho certeza que não pensará mais em realizar transações financeiras com os seus pacientes da maneira antiga!
QUER CONHECER O LIVRO "O DÉCIMO DENTISTA". clique aqui

Comentários