GESTÃO PROFISSIONAL FOCADA NO DESEMPENHO
- danieltressoldi
- 1 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Muitos são os questionamentos que envolvem a profissionalização da gestão nos consultórios odontológicos, em especial naqueles com gestão familiar. Porém, para entendermos o que significa profissionalização, precisamos entender melhor esse conceito. A profissionalização esta baseada em dois pilares principais que são a formalização das relações interpessoais e a separação das questões familiares e da propriedade do empreendimento.
Profissionalizar é trabalhar com maior volume de formalização nas relações entre as pessoas e suas funções. É trocar as relações afetivas e amistosas por relações baseadas em desempenho, baseando as decisões de promoção profissional e desenvolvimento de carreira em resultados aferidos e comprometimento e não mais apenas no grau de parentesco ou de amizade. O desempenho no ambiente profissionalizado é o divisor entre as pessoas que crescem e naquelas que se estagnam ou são substituídas.
Resumindo, profissionalizar é gerenciar pelo desempenho, é trabalhar definindo o destaque individual de cada um. Profissionalizar significa reconhecer os que entregam resultados, incentivando os melhores ao invés de se acreditar que parentes e amigos farão isso apenas por serem parentes ou amigos.
Até agora falamos apenas de um dos pilares da profissionalização da gestão que é a formalização das relações interpessoais, mas tão importante quanto isso é, a questão da propriedade do empreendimento. Nesse contexto muitas empresas amadoras erram ao elegerem como gestor um membro da família pelo fato de ser ele o maior acionista do empreendimento ou herdeiro do proprietário ou de um dos sócios. Essa prática pode colocar em risco a saúde de toda a empresa.
Em um consultório odontológico não é diferente, geralmente quando o filho resolve ser dentista para seguir a mesma profissão dos pais, se deparam com a resistência do mais velho na maneira de gerir os negócios, ou então assumem as rédeas do consultório sem possuir nenhum conhecimento sobre gestão e dessa forma, não conseguem melhorar os negócios, às vezes até pioram a situação.
Frente a essa problemática, o ideal é esquecer a vaidade dos herdeiros ou proprietários e procurar um membro da equipe ou até mesmo um profissional de fora capacitado para trabalhar na administração do consultório, afinal, o que pode parecer uma despesa extra com a nova contratação, poderá, render bons frutos no futuro.
Ao menos que seu consultório seja extremamente rentável e você ou seu herdeiro sejam exímios administradores, considere a possibilidade de colocar alguém capacitado na gestão dos seus negócios.

Comentários